Evento presta homenagem a 50 anos de serviço de genética médica em hospital da Bahia

Evento presta homenagem a 50 anos de serviço de genética médica em hospital da Bahia


Homenagem pelo cinquentenário do Serviço de Genética Médica do Hospital Universitário Professor Edgard Santos foi realizada durante cerimônia de abertura do XXXI Congresso Brasileiro de Genética Médica, em Salvador, na Bahia
 
O pioneirismo na atenção ao paciente em Doenças Raras foi destacado durante a abertura do evento que reúne médicos geneticistas e de diversas especialidades no Congresso Brasileiro de Genética Médica. O evento teve sua abertura oficial na tarde de terça-feira (02/07) e segue até sexta-feira (05/07), no Hotel Deville Prime, em Salvador. Além do resgate histórico da Instituição, foi feita entrega de uma placa homenageando a direção da Instituição, em nome da médica geneticista Maria Betânia Toralles, pela passagem de 50 anos do serviço de Genética Médica.
 
- Não basta criar, é fundamental assegurar a continuidade e tive a honra de ter conseguido estes dois feitos. A realização de um professor-orientador é perceber-se superado por seus alunos. Essa é uma lição que deixo – afirmou.
 
Uma notícia que foi saudada, recentemente, foi a oficialização em junho deste ano, com a Portaria No 1.237 que foi publicada no Diário Oficial da União do dia 6 de junho do Hospital Universitário Professor Edgard Santos como Serviço de Referência em Doenças Raras. A medida estabelece recursos do Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde da Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar - Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade - MAC, a serem disponibilizados por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação - FAEC do Estado da Bahia.
 
O serviço de genética médica funciona no 6o andar do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, Universidade Federal da Bahia, e teve seu princípio em 1959, com pesquisas genéticas. O objetivo do serviço foi contemplar o atendimento clínico diagnóstico laboratorial, desenvolvimento de pesquisas e treinamento de profissionais e acadêmicos. Também foi criado primeiro laboratório de genética médica.
 
A programação completa do CBGM pode ser conferida no site cbgm2019.com.br. O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM).