Amigos prestam homenagens a Antônio Richieri Costa

Profissionais relembram a importância e o legado deixado pelo médico geneticista


Profissionais relembram a importância e o legado deixado pelo médico geneticista
 
Tão grande quanto a trajetória de Antonio Richieri Costa para a genética médica brasileira, é o legado deixado pelo profissional aos amigos mais próximos e aos estudos da medicina genética mundial.
 
- Fomos amigos por toda a vida e trata-se, sem dúvida, de uma grande perda. Nossas trajetórias profissionais e pessoais se cruzaram ao longo do tempo, fizemos livre docência juntos, formamos grupos de estudo, entre outras ações conjuntas - explica o médico João Monteiro de Pina Neto.
 
A felicidade que Antonio Richieri carregava ao exercer sua profissão era uma de suas marcas e encantava quem convivia com ele.
 
- Ao me lembrar de Richieri, sempre irei me remeter ao seu jeito alegre, simples, humilde, com uma mente brilhante, repletas de saber e reconhecida internacionalmente. Nunca dispensou uma boa conversa e sempre teve paciência a ensinar os mais jovens e ouvi-los também. Quem o conheceu, sem dúvida, teve uma rica experiência de vida - ressalta a médica Erlane Ribeiro.
 
A diretora Científica da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), Vera Lúcia Gil da Silva Lopes também destaca a forma amorosa com que Antonio tratava todas as pessoas.
 
- Richieri é um dos grandes expoentes mundiais em Genética Craniofacial, sendo reconhecido nacional e internacionalmente não só pelas suas importantes contribuições na área de Dismorfologia, mas também pelo seu caráter, sua irreverência e generosidade. Seus braços abertos e sorriso no rosto são inesquecíveis para quem o conheceu - aponta.
 
A presidente da SBGM, Têmis Maria Felix, lamenta a perda de um dos nomes mais respeitados da dismorfologia:
 
- Suas incomparáveis contribuições em dismorfologia cranio-facial colocaram o Brasil na produção de conhecimento mundial. Seu legado será sempre apreciado pelas gerações de geneticistas.
 
Antonio Richieri Costa deixa importantes estudos em Genética Craniofacial, sua produção científica conta com 207 artigos publicados, 24 orientações de mestrado e 16 de doutorado. Seu nome é relacionado a 75 diferentes condições dismórficas no Online Medelian Inheritance In Men.