APAE Brasil lança nova edição de livro que é referência para atendimento e apoio aos pacientes

Além de orientarem o trabalho das Apaes e entidades filiadas, informações são importantes também para o alinhamento das ações


Além de orientarem o trabalho das Apaes e entidades filiadas, informações são importantes também para o alinhamento das ações
 
O Documento Norteador foi elaborado pela Coordenadoria Nacional de Saúde, uma das várias frentes do trabalho da Fenapaes em apoio às Apaes e entidades filiadas, responsáveis por promoverem a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das mais de setecentas mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla no Brasil. A coordenação da obra foi do médico geneticista Rui Pilotto e teve participação ativa do médico João Monteiro de Pina Neto, de Ribeirão Preto, que é um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM).
 
O conteúdo inicia com uma abordagem das causas da Deficiência Intelectual pontuando diferentes regiões do país. Após, trata do exame clínico e teratologia (estudo das anomalias e malformações ligadas a uma perturbação do desenvolvimento embrionário ou fetal). Também aborda estudos da deficiência intelectual de origem genética, aconselhamento genético, síndromes genéticas e psicoses, triagem neonatal, fenilcetonúria, legislações e projetos de apoio. Ainda refere o papel dos profissionais da saúde, serviços de genética no Brasil e culmina com a abordagem da deficiência intelectual e o envelhecimento.
 
O trabalho foi realizado a partir de profundo conhecimento técnico e científico e, como não poderia deixar de ser, com a marca da solidariedade e dedicação que caracteriza a atuação dos profissionais da Rede Apae Brasil. Além da Saúde e Prevenção, a Fenapaes produziu outros Documentos Norteadores, relativos às demais áreas de atuação da Rede Apae, como: Arte, Assistência Social e Defesa de Direitos.
 
Para obtenção do documento basta acessar o link