Interação com o público e promoção de conhecimento


"Hora da Genética" tem proporcionado debates sobre temas relacionados à especialidade em encontros virtuais

O cenário do distanciamento social fez com que muitas atividades fossem reinventadas e a Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) aposta em um de seus pilares que é a promoção do conhecimento na área. A programação das lives “Hora da Genética” repercutiram muito bem com elogios e grande interação dos participantes.

A iniciativa é conjunta da Diretoria de Relacionamento e Diretoria Científica da SBGM. As atividades possuem como foco o público-leigo. A entidade sugere que os médicos indiquem aos seus pacientes as redes sociais da SBGM (Instagram e YouTube), onde podem ser resgatados os conteúdos já apresentados, como forma de ampliar o conhecimento sobre doenças raras, diagnósticos e tratamentos.

As primeiras atividades tiveram como tema "Cuidados aos pacientes em tempo de Pandemia de COVID-19", onde foram abordados efeitos da pandemia em diferentes condições como nas síndromes com imunodeficiência; na gestante, feto e recém-nascido; no manejo dos pacientes com câncer hereditário e erros inatos do metabolismo.

Os encontros acontecem às quintas-feiras, às 19h. A próxima live, no dia 18 de junho, trata da visibilidade das doenças raras durante a pandemia da COVID-19. A convidada é Ida Schwartz que é professora Associada do Departamento de Genética da UFRGS e coordenadora do ambulatório de tratamento de distúrbios metabólicos do Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. No dia 25 de junho, está confirmada a live “Médico geneticista: O que faz? Quando devemos procurar?” com a convidada, Têmis Félix que médica geneticista do Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e atual Presidente da SBGM.

Sugestões de temas a serem tratados nos próximos encontros são bem vindas e podem ser direcionadas para o e-mail relacionamento@sbgm.org.br.