Encontro reúne de forma virtual familiares e pacientes com síndrome de deleção 22q11.2


Iniciativa conta com apoio da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM)

O IV Encontro de Pacientes e Familiares com a síndrome de deleção 22q11.2 (conhecida anteriormente como síndrome de DiGeorge) acontece no dia 21 de novembro das 13h às 18h. Por conta do cenário de distanciamento social, este ano será realizado por meio virtual, através de iniciativa conjunta do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, UNIFESP e UNICAMP, com o apoio da SBGM, FAPESP e Fleury Genômica. O evento também é destinado a profissionais de saúde e as inscrições são gratuitas. Segundo o médico geneticista e coordenador do evento, Diogo Cordeiro de Queiroz Soares, "o objetivo é promover a interação de diferentes profissionais de saúde com os pacientes e suas famílias, permitindo assim, maior conhecimento e troca de experiências sobre a Síndrome de Deleção 22q11.2".

Entre os palestrantes confirmados estão Anelisa Gollo Dantas, Chong Ae Kim, Diogo Cordeiro de Queiroz Soares, Guilherme Vanoni Polanczyk, Larissa Salustiano Evangelista Pimenta, Magda Carneiro Sampaio, Maria Isabel Melaragno e Vera Lúcia Gil da Silva Lopes.

A Síndrome de Deleção 22q11.2 é uma síndrome rara anteriormente conhecida como Síndrome de DiGeorge ou Síndrome Velocardiofacial. Calcula-se que exista uma pessoa com essa síndrome entre cada 2.000 a 4.000 indivíduos, sendo a síndrome de microdeleção cromossômica mais comum. O advento e a disseminação de diferentes técnicas laboratoriais para diagnóstico e o reconhecimento de sua prevalência tem propiciado o reconhecimento desta condição clínica entre as causas passíveis de investigação, o que pode favorecer o diagnóstico mais precoce.

Para maiores informações e inscrições, acesse o site: www.even3.com.br/encontro22q