SBGM realiza oficina para preceptores e supervisores de programas de residência médica em genética


Reunião foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Residência Médica do Departamento de Educação Médica da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM)

A oficina contou com a participação de quase todos os serviços que possuem Programa de Residência Médica em Genética Médica. O objetivo foi divulgar os resultados de um questionário de diagnóstico situacional respondido por todas os programas ao final de 2018 e abrir discussões sobre como implantar a nova Matriz de Competências de Residência Médica, que entrou em vigor este ano. Além disso, foi realizada uma oficina coordenada pelo Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino (CDDE) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, com foco em Avaliação do Médico Residente.

A oficina estava prevista para ser realizada durante o período pré-Congresso em Curitiba este ano. Entretanto, com a pandemia da COVID-19, o congresso não pôde ser realizado. Por isso, buscou-se o formato virtual. O encontro foi realiado no dia 5 de dezembro de 2020. A avaliação do encontro, segundo a médica geneticista e primeira secretária da SBGM, Rachel Sayuri Honjo Kawahira, foi de muita produtividade e trocas enriquecedoras entre todos os representantes, que demonstraram que definitivamente estão empenhados em ter programas de excelência em todo o Brasil.