Mesa-Redonda destaca tratamentos inovadores e avanços em dismorfologia


A dismorfologia, ramo da genética que estuda as alterações morfológicas e estruturais do corpo humano, desempenha um papel crucial na identificação e tratamento de doenças genéticas. Por meio da análise minuciosa das características físicas dos pacientes, os especialistas são capazes de diagnosticar e propor terapias personalizadas, proporcionando uma melhor qualidade de vida para os indivíduos afetados.

A Mesa-Redonda intitulada "Tratamentos em Dismorfologia" discutiu avanços mais recentes no campo e contou com a presença de profissionais de destaque, trazendo diferentes perspectivas e soluções para o tratamento de síndromes genéticas específicas.

No primeiro bloco, o Dr. Alexander A L Jorge, de São Paulo, abordou o "Uso de GH em síndromes genéticas". Com base em suas pesquisas e experiência clínica, o palestrante explorou os benefícios e as considerações relacionadas à terapia com hormônio do crescimento em pacientes com síndromes genéticas. Em seguida, a Dra. Melita Irving, do Reino Unido, apresentou as últimas novidades no "Tratamento da Acondroplasia", uma das formas mais comuns de nanismo. Por meio de estudos recentes, a palestrante compartilhou abordagens terapêuticas inovadoras que visam melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Dando continuidade à programação, o Dr. Dov Goldberg, de São Paulo, discorreu sobre "Estratégias terapêuticas em PROS", sigla para "Postaxial Acrofacial Dysostosis", uma síndrome rara caracterizada por malformações craniofaciais e esqueléticas. O palestrante abordou os avanços recentes nas estratégias terapêuticas dessa condição, destacando a importância de abordagens multidisciplinares.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak