O Enfermeiro na Genética e Genômica: Reinventando a Prática


Em um esforço para discutir e compartilhar experiências sobre o trabalho do enfermeiro na área da genética e genômica, foi realizada a Mesa-Redonda "O enfermeiro em genética e genômica: reinventando a prática". Sob a coordenação da enfermeira Bianca da Silva Duque, de Minas Gerais, o evento reuniu profissionais engajados em explorar novas abordagens e estratégias para aprimorar o cuidado com os pacientes.

A programação iniciou com a enfermeira Rita de Cássia Lima, de São Paulo, explorando o papel do enfermeiro como um guia para os pacientes e suas famílias em meio ao complexo campo da genética, auxiliando na tomada de decisões informadas e no acesso a recursos e serviços adequados. Em sua manifestação, ela salientou o processo de mudança no conceito de família dentro da sociedade atual.

Em seguida, a enfermeira Natália Campacci, também de São Paulo, discutiu o papel do enfermeiro no cuidado à família no contexto da genética. A palestrante destacou a importância de abordar as necessidades e preocupações não apenas do paciente, mas também de seus familiares, oferecendo suporte emocional, informações relevantes e orientações para lidar com os aspectos genéticos de uma condição de saúde.

“A família não se limita somente a laços de sangue, ela é um grupo com ligações e possui também objetivos que estão geralmente baseados em um cuidar do outro, um estar ali para o outro. Então a família é algo muito maior do que antes a gente via somente com laços como sanguíneos. Hoje a família extrapola essa percepção. Mas quando nós vamos avaliar a família do ponto de vista do enfermeiro, nós avaliamos sim essas questões biológicas, pois é importante principalmente no contexto da genética e genômica. Vamos avaliar quem são os antecessores, quem são os descendentes e todos os que compõem a família, com um laço sanguíneo”, detalhou.

Por fim, a enfermeira Amanda F. de Nóbrega, de São Paulo, compartilhou uma abordagem inovadora ao discutir "A teleconsulta como estratégia para acesso ao cuidado genômico". A palestrante explorou como a tecnologia e as consultas remotas podem ser utilizadas para facilitar o acesso aos serviços de cuidados genômicos, especialmente em áreas geograficamente distantes ou com recursos limitados.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak