Análise de dados genômicos permitem compreensão mais profunda de doenças e abrem caminho para avanços no diagnóstico e tratamento personalizado


A Mesa-Redonda "Compartilhando Dados Genômicos" trouxe à tona a importância e os desafios do compartilhamento de informações. Sob a coordenação do Dr. Eduardo Perrone, de São Paulo, especialistas falaram de iniciativas e plataformas que atuam neste sentido. A apresentação iniciou com a Dra. Graziella Santana Feitosa Figueiredo, de Brasília, que falou do Programa Genomas Brasil, destacando desafios éticos, legais e técnicos associados. Em seguida, a Dra. Nara Sobreira, de Pernambuco, abordou as "Plataformas de Compartilhamento de Variantes e Fenótipo: Gene Matcher/Variant Matcher".

Na sequência, a Dra. Marcia Fournier, dos Estados Unidos, apresentou o projeto "Gabriella Miller Kids First - Birth Defects and Pediatric Cancer", que se dedica ao compartilhamento de dados genômicos de pacientes pediátricos com defeitos congênitos e câncer. A palestrante discutiu como a colaboração e o compartilhamento de informações nesse projeto têm impulsionado avanços significativos na compreensão dessas condições e no desenvolvimento de estratégias de tratamento.

Por fim, o convidado internacional Dr. Adam Resnick, também dos Estados Unidos, discorreu sobre a base de dados CAVATICA. O palestrante compartilhou informações sobre essa plataforma de compartilhamento de dados genômicos em câncer pediátrico.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak