Abordagens inovadoras impulsionam trabalho de médicos na área da imunogenética


A imunogenética, campo de estudo que investiga a relação entre os genes e o sistema imunológico, permite a compreensão das bases genéticas das doenças imunológicas e ajuda no desenvolvimento de estratégias de diagnóstico e tratamento mais eficazes. A Mesa-Redonda "Hot Topics em Imunogenética" mostrou descobertas e abordagens inovadoras sob a coordenação do Dr. Diogo Cordeiro de Queiroz Soares, de Pernambuco.

A programação iniciou com a fala do Dr. Antonio Condino Neto, de São Paulo, destacando os avanços e os desafios da triagem neonatal nessa área. Em seguida, o Dr. João Bosco de Oliveira Filho, de Pernambuco, compartilhou uma abordagem inovadora no "Diagnóstico dos Erros Inatos da Imunidade através da abordagem multiômica". O palestrante explorou como a integração de dados genômicos, transcriptômicos, proteômicos e outros ômicos tem permitido uma compreensão mais abrangente dos erros inatos da imunidade, facilitando o diagnóstico e orientando o tratamento personalizado.

Por fim, o Dr. Diogo Cordeiro de Queiroz Soares apresentou os "Aspectos Imunológicos da Síndrome de deleção 22q11.2". O palestrante abordou essa síndrome genética rara, que está associada a várias manifestações clínicas, incluindo alterações imunológicas.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak.