Palestra mostra relevância da Genética e da Genômica na sociedade


A Mesa-Redonda "A Genética e Genômica na Sociedade" proporcionou uma discussão enriquecedora sobre o impacto desses campos na sociedade. Sob a coordenação da Dra. Geisa dos Santos Luz, do Paraná, especialistas compartilharam suas perspectivas e experiências relacionadas à Genética e Genômica.

A Dra. Maria Cecilia de Oliveira, de São Paulo, discutiu como as políticas sociais podem afetar o acesso a serviços de saúde genômica, destacando a importância de promover uma abordagem inclusiva e equitativa no campo da Genômica. Em seguida, a Dra. Monica Vieira Aderaldo, do Ceará, trouxe uma perspectiva única na palestra "Você deve me escutar: a trajetória da pessoa com doença rara". A palestrante compartilhou experiências e desafios enfrentados por pessoas com doenças raras, enfatizando a importância de ouvir e valorizar suas vozes na busca por soluções e apoio adequados.

“Sinto um orgulho muito grande de estar aqui perto de grandes enfermeiras, porque são profissionais que educam, fazem pontes e promovem a verdadeira humanização. A gente precisa de pessoas que sintam o paciente, que saibam ouvir na amnésia que vocês fazem”, disse.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak.