Área do associado
E-mail:
Senha:
ACESSAR RECUPERAR A SENHA
Ainda não tem cadastro? Clique aqui.

Saúde Suplementar

Genética e Saúde Suplementar


Por muitos anos a Genética Médica foi vista como uma especialidade cara pelos planos de saúde que rejeitavam fortemente qualquer tipo de cobertura de exames. Isto começou a mudar no início dos anos 2000 e avançou mais ainda a partir de 2012, quando a ANS buscou formar o grupo de trabalho de genética médica, que incluía a SBGM, a própria ANS, outras sociedades de especialidades e representantes das operadoras de saúde para a elaboração de diretrizes que permitissem o atendimento aos pacientes.
Atualmente existem diretrizes de utilização para diversas condições genéticas. Estas diretrizes podem ser encontradas no site da ANS: www.ans.gov.br
Atualmente, para acessar estas diretrizes basta acessar o “Espaço do consumidor” na aba “Planos e operadoras” do site principal, daí acessar o link “o que seu plano deve cobrir” e posteriormente o link “confira mais informações sobre a cobertura mínima obrigatória em vigor.”

Link direto para as diretrizes (em 20/12/2016): http://bit.ly/2jneAAL

As diretrizes de utilização se dividem na verdade em duas partes: uma mais geral sobre exames de genética e outra com diretrizes específicas para determinadas condições. Conforme dito anteriormente foram fruto da discussão entre ABGM, ANS e Operadoras para chegar o mais próximo possível de um consenso.
Para solicitação de exames, a SBGM sugere que sejam incluídos nos pedidos os códigos da TUSS, a fim de facilitar a identificação correta dos exames. Em geral os códigos estão relacionados às técnicas de diagnóstico.
A TUSS (Terminologia Unificada em Saúde Suplementar) é uma proposta de unificação de terminologias, conforme diz o próprio nome, com o objetivo padronizar denominações de procedimentos, auxiliando a comunicação entre todos os envolvidos na saúde suplementar.

Link direto para tabela: http://bit.ly/2igwCHT


Atualmente, para acessar esta tabela basta acessar o “Espaço do consumidor” na aba “Planos e operadoras” do site principal, daí acessar o link “o que seu plano deve cobrir” e posteriormente o link “confira mais informações sobre a cobertura mínima obrigatória em vigor.”

 


 

Procure seu médico geneticista