Sociedade de Genética Médica e Genômica celebra seus 35 anos


Entidade comemora os avanços na genética e saúda profissionais que marcaram sua história

Uma noite de homenagens e resgate histórico marcou o evento que celebrou os 35 anos da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) nesta quinta-feira (15/07). A entidade promoveu um encontro virtual com a temática "Passado, presente e o futuro da Genética Médica", conduzida pela diretoria da SBGM e que contou com a participação de especialistas e membros da Sociedade, parceiros e oportunizou, ainda, o lançamento do livro "Olhares e caminhos: 35 anos da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica". A obra traça um panorama histórico por meio de documentos e narrativas de diferentes pessoas que fizeram parte da criação, consolidação e expansão da Especialidade no Brasil.

“Gostaríamos de homenagear aqueles que construíram a Sociedade e, ainda, todos os profissionais de saúde que vem atuando no controle da pandemia da COVID-19. Desde a fundação da SBGM, houve grandes avanços na genética e isso se refletiu na atuação do médico geneticista também. Foram avanços que possibilitam termos diagnósticos mais precisos, principalmente de Doenças Raras, além da possibilidade de algumas terapias especificas e a melhora do cuidado de indivíduos e famílias que possuem doenças genéticas”, comentou a presidente da entidade, Têmis Maria Félix.

Com a luta da primeira comissão que formulou as diretrizes e estatutos, formada pelo Dr. João Monteiro de Pina Neto, juntamente com o Dr. Antônio Richieri-Costa e a Dra. Claudette Hajaj Gonzalez, em julho de 1986 foi fundada a SBGM, a mais importante organização de Genética Médica no Brasil, fundamental para o reconhecimento pleno da Genética Médica como uma especialidade médica.

“Com a recusa do MEC em reconhecer o programa de residência, foi realizado um abaixo-assinado com cerca de 20 médicos geneticistas da época, para que solicitassem ao Conselho Federal de Medicina (CFM) a criação de uma nova especialidade. Em 1983, uma portaria do CFM definia a genética clinica como especialidade médica. Foi então que o professor João Monteiro de Pina Neto criou uma comissão de genética clínica, mas ainda assim, existia a necessidade da criação de uma sociedade”, relatou o vice-presidente da SBGM, Marcial Francis Galera.

Na ocasião que contou com a participação do Dr. Maximilian Muenke, diretor executivo do American College of Medical Genetics and Genomics, houve entregas simbólicas de placas em homenagem a grandes nomes que fizeram parte da construção da SBGM e foram importantes para a genética médica brasileira, o Dr Antônio Richieri-Costa, a Dra Hajaj Gonzalez, o Dr Décio Brunoni e Dr. João Monteiro de Pina Neto. Também foram transmitidos vídeos que resgataram a histórica da SBGM e introduziram a apresentação realizada pelo médico do Serviço de Genética Médica do HCPA, Dr Roberto Giugliani, que abordou tópicos sobre o passado, presente e o futuro da entidade, bem como, da fundação e o desenvolvimento da genética médica no Brasil.