Indicação para prêmio mostra a importância da pesquisa genética para a medicina

Geneticista Salmo Raskin foi um dos três finalistas de premiação promovida pela revista Veja-Se


 
Geneticista Salmo Raskin foi um dos três finalistas de premiação promovida pela revista Veja-Se
 
Entre os cerca de 450 mil médicos e mais de dois milhões de outros profissionais que lidam diretamente com a saúde no país, o geneticista Salmo Raskin, que trabalha com pesquisa genética e doenças raras, foi um dos três finalistas da categoria “Saúde” do Prêmio Veja-Se 2017, promovido pela revista Veja. O feito é um importante alerta para a necessidade de estudar e difundir informações sobre o tema. O médico é associado da Sociedade Brasileira de Genética Médica e já presidiu a entidade, lutando para conquistar mais espaço para o assunto no país.
 
- Esta é uma área de atuação da medicina que é muito negligenciada no Brasil. A premiação significa muito e foi uma surpresa quando me avisaram. As pessoas estão, lentamente, deixando de ver as doenças raras como algo desimportante. Hoje, a sociedade já começa a debater sobre os obstáculos pelos quais estes pacientes passam diariamente – analisa Salmo Raskin.
 
De acordo com o médico geneticista, existem aproximadamente três milhões de brasileiros com doenças raras, divididos em oito mil doenças.
 
- Como podemos ver pelos dados, as doenças raras afetam a vida de muitos brasileiros. As pessoas estão buscando informações sobre alguns problemas e a medicina está muito avançada. Atualmente, existem medicamentos e tratamentos para estes problemas, o que não existia há bem pouco tempo. Daqui a cinco anos, já perceberemos uma melhora ainda mais significativa nesta área – afirma.
 
O Prêmio Veja-Se busca valorizar as histórias inspiradoras de cidadãos excepcionais que, muitas vezes longe dos holofotes, se destacaram em 2017 como agentes de mudança na sociedade brasileira. Os três finalistas de cada categoria são escolhidos pela equipe da revista, com base em indicações feitas por especialistas de todas as regiões do Brasil. As categorias são: Educação, Saúde, Diversidade, Políticas Públicas, Inovação e Cultura.