Eleita nova diretoria da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica

Fortalecer a atuação do médico geneticista e atuar em defesa dos associados estão entre os objetivos


Fortalecer a atuação do médico geneticista e atuar em defesa dos associados estão entre os objetivos
 
A nova diretoria da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica tomou posse durante a realização do último Congresso Brasileiro de Genética Médica, realizado no Rio de Janeiro na metade de maio. A entidade será comandada nos próximos dois anos pela médica Têmis Maria Félix, tendo como vice-presidente Marcial Francis Galera. A eleição deu-se por aclamação.
 
"Queremos dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido de forma muito positiva até agora. Em nosso escopo está manter a atuação junto a Câmara Técnica de Doenças Raras e aprimorar a prova de título de especialista em genética médica. Também temos como objetivo intensificar as atividades do departamento de educação, vinculado a diretoria científica da SBGM. No âmbito político, a ideia da SBGM é continuar agindo junto ao Ministério da Saúde com a bandeira de credenciar serviços de referência para doenças raras e evoluir no processo de formação do Aconselhador Genético, como profissão" – afirma Têmis Maria Félix.
 
A missão da SBGM é desenvolver e sustentar iniciativas em genética clínica e estabelecer o paradigma da medicina genômica através de declarações políticas e diretrizes baseadas em evidência. Busca, ainda, oferecer educação e ferramentas para os médicos geneticistas, profissionais da saúde e sociedade, além de trabalhar com os responsáveis políticos para apoiar a aplicação da genética na prática médica.
 
Nominata:
 
- Presidente: Têmis Maria Félix
- Vice-presidente: Marcial Francis Galera
- 1ª secretária: Rachel Sayuri Honjo Kawahira
- 2ª secretária: Debora Gusmão Melo
- 1ª tesoureira: Cristina Brinckmann de Oliveira Netto
- 2º tesoureiro: Fabiano de Oliveira Poswar
- Diretor do Título de Especialista e Exercício Profissional: Hector Yuri Conti Wanderley
- Diretor Científico: Vera Lucia Gil da Silva Lopes
- Diretor de Atividades Regionais: Antonette Souto El Husny
- Diretor de Relacionamento: Diogo Cordeiro de Queiroz Soares
- Diretor de Ética Médica: Rodrigo Ambrosio Fock
- Diretor de Defesa Profissional: Cláudio Baptista Schmidt