Encontro em Porto Alegre promove conscientização sobre a Síndrome do X-frágil

Evento tem o apoio da Evento tem o apoio da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM)


Evento tem o apoio da Evento tem o apoio da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM)
 
A condição genética causa deficiência intelectual, problemas de aprendizado e de comportamento. O tema será abordado durante encontro no dia 1o de setembro, no Auditório Lucas (Avenida Lucas de Oliveira, 505, em Porto Alegre). A programação tem início às 9h e vai até as 12h. O mês de setembro é o mês da conscientização sobre a Síndrome do X-frágil.
 
Estima-se que a incidência da síndrome seja de 1 em cada 4.000 nascimentos masculinos e em 1 em 8.000 meninas, tornando esta condição a forma herdável mais comum de deficiência intelectual. O nome “X-frágil” refere-se a um marcador citogenético no cromossomo X, um sítio frágil no qual a cromatina não se condensa apropriadamente durante a mitose. Os sintomas mais comuns são: atraso de linguagem, deficiência intelectual, transtornos de ansiedade e de comportamento, incluindo déficit de atenção e hiperatividade, além de transtorno do espectro autista, em cerca de 1/3 dos casos.
 
O evento é promovido pelo Weinmann e conta com apoio da SBGM. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do email geneticaclinica@geneticaclinica.com.br.