Por trás dos genes: entenda o que faz o médico especialista em genética

Por trás dos genes: entenda o que faz o médico especialista em genética


Além de atender pacientes com diferentes doenças e condições, profissional também presta suporte e consultoria para outras áreas médicas
 
O médico geneticista atua na avaliação clínica, diagnóstico, tratamento e aconselhamento genético de pacientes com diferentes tipos de doenças e condições de saúde. Aproveitando a passagem do Dia do Médico, comemorado na quinta-feira (18/10), o diretor do Título de Especialista e Exercício Profissional da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), Hector Yuri Conti Wanderley, destaca a importância deste profissional.
 
- Além do atendimento ao paciente, também damos suporte e prestamos consultoria para outras especialidades médicas e demais profissionais da saúde. Além disso, recentemente, contamos com avanços laboratoriais para o diagnóstico de doenças genéticas, consolidando um novo ramo desta especialidade, a medicina genômica – comenta Wanderley.
 
O especialista pode atuar na investigação diagnóstica e orientação em casos de esterilidade e infertilidade masculina e feminina, fertilização assistida, diagnóstico pré-implantacional e diagnóstico pré-natal. O geneticista também pode ser consultado na triagem neonatal, defeitos congênitos, problemas neurológicos, deficit intelectual, doenças neurodegenerativas e câncer. Além disso, o profissional coleta e interpreta dados populacionais de defeitos congênitos e outras condições geneticamente determinadas e investiga fatores ambientais que podem causar defeitos congênitos.
 
Encontrando médico geneticista
 
Assim como nas demais áreas médicas, é importante que o paciente se certifique, antes de consultar, que o médico possui o título de especialista. Esta é uma garantia de que o atendimento será qualificado, visto que o profissional possui formação acadêmico-científica adequada e está apto a exercer a especialidade.
 
Os médicos geneticistas com titulo de especialista pela SBGM podem ser encontrados no site sbgm.org.br