Curso aborda relação da genética em doenças neurológicas

Curso aborda relação da genética em doenças neurológicas


Atividade integrou a programação do primeiro dia do Congresso Brasileiro de Genética Médica que
segue até sexta-feira (05/07), em Salvador, na Bahia
 
O curso, voltado para o modelo de raciocínio diagnóstico em pacientes que tem doenças genéticas de manifestação neurológica, foi aplicado ao longo da manhã de terça-feira (02/07). As atividades foram divididas em duas partes: teórica e prática. Durante a abordagem, os professores mostraram peculiaridades em relação a outras doenças genéticas. Após, foi feita a revisão de exames que são feitos quando há suspeitas e que procedimentos devem ser adotados para confirmação.
 
Como os estudos abrangem uma área muito grande de doenças, foi feito enfoque direcionado para duas das sub-áreas mais importantes: doenças neuro-musculares e distúrbios de movimento.
 
- Com o curso conseguimos falar um pouco da revolução que estamos vivenciando em relação a novos diagnósticos e possibilidades que não tínhamos no passado. O curioso é que mesmo tendo essas novas ferramentas a clínica continua sendo fundamental – explicou o professor Jonas Alex Morales Saute.
 
Os professores Fernando Kok (SP), Emília Katiane Embiruçu de Araújo Leão (BA), Jonas Alex Morales Saute (RS) e Sarah Camargos (MG) apresentaram casos que os alunos se desafiaram a resolver aplicando modelos apresentados e propondo meios para o diagnóstico.
O CBGM 2019 XXXI Congresso Brasileiro de Genética Médica acontece no Hotel Deville Prime, em Salvador, de 1 a 5 de julho de 2019. A programação completa pode ser conferida no site cbgm2019.com.br. O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM).