Prêmio de Inovação Médica tem inscrições até novembro

Inovação em Genética é uma das categorias contempladas no prêmio


Inovação em Genética é uma das categorias contempladas no prêmio
 
O Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica é uma iniciativa dos grupos Abril e Dasa, com a curadoria da Revista Saúde, que visa reconhecer projetos e profissionais médicos que fazem a diferença nas áreas científica, clínica e assistencial. O objetivo é descobrir ideias e realizações com potencial inovador capazes de mudar a vida e a saúde das pessoas. A premiação recebe a indicação de trabalhos conduzidos, publicados ou liderados por médicos brasileiros, contemplando, assim, estudos em fase clínica, testes laboratoriais, projetos educativos e assistenciais e campanhas de prevenção.
 
Os trabalhos já finalizados que preencherem os critérios, estipulados no regulamento, são submetidos a um júri de especialistas. Por meio de suas avaliações serão definidos três finalistas por categoria. A análise dos jurados, somada a uma votação popular de menor peso, ainda definem um vencedor por categoria, que será conhecido em uma cerimônia.
 
Como participar
 
Se você é médico ou participa de uma equipe médica e tem trabalhos inovadores (em todos os sentidos) na área, mande um e-mail para premioinovacaomedica@gmail.com. Os finalistas e vencedores serão divulgados na revista e nas demais plataformas da Saúde. Os vencedores serão revelados numa cerimônia em São Paulo em outubro de 2019 e receberão um troféu especial. Todos os estudos e iniciativas finalistas e vencedores ainda serão divulgados na revista Saúde e na rede Abril, cumprindo a proposta de aproximar a produção científica e os trabalhos de sucesso na saúde brasileira de nossa sociedade.
 
Na edição do ano passado, figuraram, entre os projetos vencedores, uma pesquisa com o uso de células-tronco para diabetes tipo 1, um exame de voz para transtornos psiquiátricos, a análise do perfil genético da leucemia infantil, uma campanha de alerta sobre doenças cardiovasculares e um experimento pioneiro de assistência a gestantes adolescentes com benefícios confirmados para os seus filhos.
 
Genética Médica
 
A genética médica, representada pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), é uma das categorias contempladas no prêmio. Abarca pesquisas e demais iniciativas, que tem ou terão impacto na realidade clínica, nos âmbitos da detecção, do controle e do tratamento de doenças, bem como ferramentas para melhorar o entendimento da biologia humana e a eleição de terapias.
 
Confira aqui o regulamento.