Riscos de infecção por Covid-19: gestante feto e recém nascido


Apesar de não haver estudos conclusivos, alguns fatores são tranquilizadores

A notícia positiva é que até o momento, os relatos vindos da China e Itália indicam que as grávidas não têm sintomas mais graves do que as mulheres que não estão grávidas. A febre, por exemplo, pode causar problemas fetais e deve ser controlada. Na gravidez, a maioria dos antitérmicos é considerada segura, mas os anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno, DEVEM ser evitados no terceiro trimestre, e a preferência é para dipirona e paracetamol. 

Os dados são de estudo feito pelo  SIAT – Sistema Nacional de Informação sobre Teratógenos,  Projeto de Extensão UFRGS / Hospital de Clínicas de Porto Alegre sob coordenação da Professora Lavinia Schuler-Faccini  e disponibilizado para a Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM). 

De acordo com o material, ainda é cedo para saber se o vírus tem efeito teratogênico (causar defeitos) no feto. Mas o vírus não foi detectado em alguns poucos testes de líquido amniótico, sangue de cordão umbilical ou secreção de garganta do recém-nascido. Por outro lado, um recém-nascido na Inglaterra (noticiado em um jornal britânico), tinha teste positivo por Covid-19 minutos após o nascimento de uma mãe infectada.

Riscos de prematuridade e aborto: Dados ainda inconclusivos da China indicam que pode haver maior risco de perda gestacional (aborto, natimorto) ou prematuridade.

Amamentação: Amostras de leite de algumas poucas mulheres lactantes não detectaram a presença do Covid-19 no leite materno.

IMPORTANTE: É importante salientar que em média 10 a 15% de todas as gestações terminam em perda (abortos) e as malformações congênitas acontecem em 3 a 5% de todos os recém-nascidos. Estes dados são uma média para todas as populações do mundo ao longo dos anos, e chamamos de risco base.

As informações estão sendo atualizadas constantemente e há revisão de protocolos de tratamento em andamento. Sugerimos acompanhar as notícias através do site: https://www.gravidezsegura.org/informacoes-profissionais/coronavirus/

Como contactar o SIAT
Por causa da contingência do Covid-19 o SIAT está sem atendimento telefônico, mas consultas sobre Covid-19 na gravidez podem ser dirigidas para o e-mail siatgv@gmail.com

Referências bibliográficas
Sistema Nacional de Informações Sobre Agentes Teratogênicos
Fone/Fax: (51) 3359.8008 E-Mail: Siat@Gravidez-Segura.Org
http://gravidez-segura.org

1) LiveScience . Com: newborn-has-coronavirus-london https://www.livescience.com/newbornhas-coronavirus-london.html
2) Clinical characteristics and intrauterine vertical transmission potential of COVID-19 infection
in nine pregnant women: a retrospective review of medical records. Chen H, Guo J, Wang C, Luo
F, Yu X, Zhang W, Li J, Zhao D, Xu D, Gong Q, Liao J, Yang H, Hou W, Zhang Y. Lancet. 2020
Mar 7;395(10226):809-815. doi: 10.1016/S0140-6736(20)30360-3.
3) Yangli Liu , Haihong Chen , Kejing Tang , Yubiao Guo , Clinical manifestations and outcome
of SARS-CoV-2 infection during pregnancy, Journal of Infection (2020), doi:
https://doi.org/10.1016/j.jinf.2020.02.028
4) Royal college of obstetricians and gynaecologists. COVID-19 Virus Infection and Pregnancy.
https://www.rcog.org.uk/en/guidelines-research-services/guidelines/coronaviruspregnancy/covid-19-virus-infection-and-pregnancy/
5) The American College of Obstetrics and Gynecology. Practice Advisory: Novel Coronavirus
2019 (COVID-19). https://www.acog.org/Clinical-Guidance-and-Publications/PracticeAdvisories/Practice-Advisory-Novel-Coronavirus2019?IsMobileSet=false