SBGM publica protocolo de atendimento específico em Genética Médica diante do COVID-19 em espanhol


Orientações são importantes para a condução do atendimento em pacientes com doenças raras diante da pandemia da covid-19

O material que já havia sido elaborado em português, recebeu também uma versão em espanhol, ampliando o seu alcance. Apesar da falta de conhecimento científico sobre Doenças Raras e Infecção por Covid-19, a Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) elaborou as orientações a médicos para o atendimento de pacientes com situações de maior gravidade dentro da Genética Médica.

O material é dividido em tópicos com orientações para os médicos e profissionais da saúde sobre as condutas em casos de Triagem Neonatal, pacientes com suspeita de erros inatos do metabolismo sem diagnóstico estabelecido, pacientes com diagnóstico de erros inatos do metabolismo (EIM), outras situações graves em genética médica que merecem atenção, doenças Lisossômicas (Dls), pacientes em Terapia de Reposição Enzimática (TRE), pacientes virgens de tratamento com indicação de TRE e encerra com recomendações para a infusão.

Contribuíram para a edição os médicos geneticistas: Carolina Fischinger Moura de Souza, Erlane Ribeiro, Fabiano de Oliveira Poswar, Flavia Piazzon, Ida Vanessa Schwartz e Thiago Oliveira Silva.

As duas versões do documento completo podem ser conferidas no site sbgm.org.br.
O link da publicação em espanhol pode ser acessado em https://www.sbgm.org.br/uploads/Protocolos-de-atendimiento-COVID-espanhol.pdf