Festival cultural promove ideias para reinserção na sociedade de pessoas com Doenças Raras


Iniciativa conta com o apoio institucional da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM)

O Festival Raridades é um evento cultural destinado à reinserção da pessoa com Doença Rara. O evento amplia e ressignifica o lugar social das pessoas que convivem com doenças raras através da arte, fomentando a produção de conteúdo audiovisual, artes plásticas e música.

A iniciativa é da Abraf (www.abraf.ong), organização que assiste pacientes com doenças pulmonares, dentre elas algumas raras. A programação contempla três grandes áreas. O Festival de Cinema contará com exibição de filmes cujo tema central é a vida das pessoas afetadas por doenças raras. O Festival de Artes explora diferentes manifestações da vida da pessoa com doença rara e seus familiares através das artes visuais. Pinturas a óleo são realizadas por diversos artistas que retratam pacientes e infantis e adolescentes reais. Tudo estará exposto em um "Museu Virtual" no qual os visitanes poderão navegar de forma online. Por fim, o Festival de Música aborda a musicalidade da vida tratando a temática da convivência com a doença rara de forma lúdica.

As atividades acontecem durante o mês de novembro. Além dos filmes e mostraras, serão promovidos três debates durante o festival, a fim de trazer à tona temas ligados às doenças raras e um dos temas será "Acesso à Saúde para Raros”.

A programação completa e outros detalhes poderão ser conferidos no site festivalraridades.com.br.