Testes Genéticos Direto ao Consumidor preocupam especialistas


Antes do procedimento, SBGM recomenda buscar um médico geneticista capacitado

Um mercado que está em constante evolução mostra que os testes genéticos, antes realizados somente por laboratórios especializados, começam a ser oferecidos à população. O crescimento no Brasil de testes genéticos direto ao consumidor, preocupa os especialistas já que podem ser obtidos mesmo sem ter uma indicação médica e deixa de lado questões como privacidade de dados, precisão científica e impacto psicológico.

Os testes se enquadram em um tipo de serviço onde exames laboratoriais são oferecidos diretamente ao consumidor por laboratórios. Geralmente, o interessado adquire o teste e recebe os resultados por meio eletrônico. No caso dos testes genéticos, o consumidor adquire o teste por um site, recebe em casa um kit de coleta com um swab, envia a amostra para o laboratório e depois recebe os resultados.

Para o Diretor de Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), Cláudio Schmidt, a falta de orientação quanto aos testes pode levar a diversos problemas, incluindo a realização de testes errados, incompletos ou que levem a orientações equivocadas.

“Em muitos casos, os testes usam informações que ainda estão em pesquisa, ou seja, que não condizem totalmente com a realidade. Há, ainda, testes que verificam apenas uma parte das alterações. As pessoas podem achar que não tem determinada alteração, mas na verdade o teste não foi completo", alerta.

Segundo Schmidt, outros testes podem levar a diversas atitudes incorretas como orientação alimentar e de exercícios, que não estão plenamente estabelecidas pela ciência. O especialista destaca, ainda, o lado vantajoso do serviço quando feito com orientação médica, que é facilitar o acesso dos pacientes aos exames corretos e também a diminuição de custos.

“Em diversos países esse tipo de serviço já é realizado há muito tempo, com uma proporção de uso maior pela população quando comparada ao Brasil. Esse tipo de serviço traz facilidades, mas de forma alguma é recomendado que o paciente realize o teste sem procurar antes um médico para saber se aquele exame está indicado para ele. No caso de testes genéticos é fundamental buscar um médico geneticista”, orienta.

Com a popularização dos serviços, a expectativa é que o setor de Testes Genéticos Direto ao Consumidor crescerá de forma contínua. A SBGM recomenda que sempre seja buscado um médico geneticista, antes de realizar esse tipo de procedimento, para receber as recomendações e esclarecimentos necessários.