Regional Sul planeja o 1º ConSulGen


Evento que seria realizado no ano passado, em Pelotas, permanece no plano anual

Em reunião durante o XXXI Congresso Brasileiro de Genética Médica em Salvador – Bahia (2019), foi iniciada a formação da Regional Sul, que inclui os estados Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Coordenada pelas médicas geneticistas Ida Vanessa D. Schwartz (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) e Cláudia Lorea (Pelotas, Rio Grande do Sul), a regional Sul, semelhante à que já existe no Norte e Nordeste, possibilita, entre outros, a realização de encontros locais periódicos.

“Idealizamos nosso primeiro evento científico para abril de 2020, o “1º ConSulGen - a genética clínica na saúde pública e no ensino”, e infelizmente este evento que seria realizado em Pelotas teve de ser cancelado devido à Pandemia da COVID-19. A ideia por trás da escolha dos temas permanece e abordaremos assim que o cenário permitir”, explica Schwartz.

Além de promover, defender e divulgar a atuação da genética clínica como especialidade médica, a regional também pretende incluir reuniões virtuais entre os geneticistas dos três estados da região para discussão de casos clínicos, visando o apoio ao diagnóstico quando disponível nos diferentes serviços e instituições.