Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) comemora 35 anos


Evento virtual e livro com história da entidade marcam a data

O dia 15 de julho de 2021 será histórico para a genética médica. A entidade que representa a especialidade celebra 35 anos de sua fundação com a temática do “passado, o presente e o futuro da Genética Médica!”. Em virtude das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, as comemorações serão feitas em um evento virtual. A atividade será realizada no dia 15 de julho, às 19h30min com transmissão através de link disponível nas redes sociais.

A entidade lança, ainda, o livro " Olhares e caminhos: 35 anos da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica". Neste, traça-se um panorama histórico por meio de documentos e narrativas  de diferentes pessoas que fizeram parte da criação, consolidação e expansão da Especialidade no Brasil.

A Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM) foi fundada em 15 de julho de 1986 durante o 32º Congresso Nacional de Genética e 38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizado em Curitiba, Paraná. Tem como objetivos divulgar e ampliar o conhecimento da Genética Médica no país; representar a Genética Clínica brasileira junto às instituições nacionais e internacionais; contribuir para o progresso da Genética Médica no Brasil; estimular a formação de novos profissionais; realizar congressos nacionais e internacionais; apoiar cursos de especialização e formação em Genética Médica e Medicina Genômica; orientar e supervisionar as atividades relacionadas com o exercício profissional no campo da Genética Clínica; assessorar os órgãos governamentais no credenciamento de unidades formadoras de especialistas em Genética Clínica e assessorar os órgãos governamentais na boa pratica e politica de atendimento de pacientes com doenças genéticas.