Dica de Leitura SBGM


Livro "Hemograma: Um guia prático" foi desenvolvido para ajudar os profissionais e estudantes da área de saúde na interpretação clínica do hemograma, de maneira rápida e direcionada

Considerando que o hemograma é um dos exames complementares mais requisitados na prática médica, é importante compreender o seu resultado para aplicar com confiança as melhores condutas diante de um caso clínico. O guia contém instruções e ensinamentos essenciais sobre os achados do hemograma, de forma intuitiva e organizada. Ao longo das 144 páginas, o leitor vai encontrar assuntos expandidos; quadros resumo; valores de referência e fluxogramas direcionados. O conteúdo do livro é dividido nos seguintes temas: indices hematimétricos; Anemias (microcíticas, macrocíticas e normocíticas); Eritrocitose; Série branca; Leucocitose; Neutrofilia; Neutropenia e Linfocitose.

O material foi produzido em conjunto com médicos e ligantes da Liga Acadêmica de Oncologia e Hematologia da Universidade Estadual do Ceará (LOUECE), o mesmo time de autores que participou do livro "101 Hemogramas". Nessa nova obra, eles discutem de forma técnica e, ao mesmo tempo direcionada, sobre os principais temas da Hematologia a partir do hemograma.