Porto Alegre debateu políticas públicas visando o Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras


Evento de articulação aconteceu de maneira híbrida no mês de janeiro na Capital


O 4° seminário de articulação para o Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras foi realizado em Porto Alegre, de maneira híbrida, no auditório da prefeitura, no dia 18 de janeiro. O evento, que aconteceu de maneira preparatória, debateu a importância das políticas públicas para pessoas com deficiência e os mecanismos para garantir os direitos fundamentais a essa parcela da população.

“Desde 2012 é garantida a realização na última semana de janeiro e a mobilização da sociedade civil é fundamental”, declarou o secretário-adjunto municipal de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio. Participaram da abertura o secretário-adjunto de Desenvolvimento Social, Paulo Brum, da presidente da Associação Nacional de Gerontologia, Zhélide Quevedo, e do representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), Jarbas Iran Brito.

Ao longo do dia, diversas palestras foram realizadas. Entre os painelistas, estava o secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Claudio Panoeiro. Em sua avaliação, o tema diz respeito a toda sociedade e conjuntura política. “O trabalho conjunto dos órgãos públicos da união, estados e municípios com a sociedade civil é fundamental”, afirmou.

Quem também esteve presente foi o senador Lasier Martins, que deu informações sobre o o Fundo Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e o compromisso com a atualização da informação sobre os deficientes no Brasil. “Vamos buscar que os números sobre os deficientes sejam atualizados, pois até mesmo o censo foi cancelado. Sem isso, as políticas públicas ficam limitadas e defasadas”, ressaltou.

O evento contou com apoio da Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM) e também da administração municipal. A organização foi feita pelo pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdepa), presidente do Fórum Municipal dos Conselhos da Cidade de Porto Alegre e membro da Comissão Organizadora do Fórum Social Mundial (FSM) 2022, Nelson Khalil.