Curso apresenta os avanços na Oncogenética


A Oncogenética é a especialidade que através do Aconselhamento Genético, realiza um levantamento do histórico pessoal de câncer do paciente e dos familiares visando identificar se existe uma predisposição ao câncer na família. O tema está presente no Pré-Congresso com a coordenação do médico geneticisita Diogo Cordeiro de Queiroz Soaeres (SP) e participação dos convidados Thereza Taylanne Souza Loureiro Cavalcanti (SP), Maria Isabel Achatz (SP), Patrícia Ashton Prolla (RS) e Victor Evangelista de Faria Ferraz (SP).

Em sua abordagem, Thereza Taylanne Souza Loureiro Cavalcanti, falou da incidência do Câncer de Pâncreas.

"A incidência da doença vai acompanhando a mortalidade, mas há uma separação, entre os idosos que é justamente a faixa etária mais prevalente, tornando-se mais significativa em homens", relatou.

A médica também referiu que estudos mostram uma proteção maior em pacientes do grupo sanguíneo do tipo “O”. Como fatores de risco moderado estão o tabagismo, o diabetes e a obesidade. Com Risco Alto estão a pancreatite herediária e a síndrome de predisposição ao câncer.

Na aula seguinte, Maria Isabel Achatz, falou de Síndromes de sarcoma hereditário.

“Destaco um estudo recente que mostrou que o diagnóstico precoce de lesões pulmonares vai permitir que elas sejam operadas ao nascimento. Isso mostra que, sim, a prevenção é possível. Ou seja, há meios para evitar a evolução ao longo do tempo modificando o curso da doença nessas crianças”, disse.