Projetos na área de genética unem pacientes e fortalecem o trabalho do médico


Diferentes trabalhos foram exibidos no Congresso Brasileiro de Genética Médica, tendo a oportunidade de compartilhar aprendizados e experiências

 

A genética médica, cada vez mais, é impulsionada por diferentes grupos que atuam de forma organizada pela melhoria do atendimento dos pacientes. Uma parte da programação do evento, foi dedicado aos diferentes projetos que estão em andamento no Brasil. A presidente da SBGM, Têmis Maria Félix (RS), coordenou o debate que trouxe a exibição de três diferentes experiências.

Tatiana Ferreira de Almeida (SP) falou do Projeto Genoma Raros, uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde e do Hospital Israelita Albert Einstein através do PROADI-SUS, para o sequenciamento de genoma completo de indivíduos com doenças raras ou câncer hereditário.

Em seguida, Adriana Carvalho (RJ), explicou como funciona o Projeto Genômica Cardiovascular

A iniciativa inédita tem como missão tornar a avaliação genética de doenças cardiovasculares acessível aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Coordenado pelo Instituto Nacional de Cardiologia, referência no tratamento de alta complexidade em doenças cardíacas do Ministério da Saúde, a pesquisa vai estudar as causas das doenças cardiovasculares hereditárias na população brasileira.

“Dividimos em quatro áreas que são: cardiomiopatias, hipercolesterolemia, canalopatias e aortopatias”, explicou.

O objetivo é orientar familiares e médicos sobre como conduzir os melhores tratamentos e medidas de prevenção, de acordo com cada caso. O projeto conta com a cooperação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é financiado pelo Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão (Genomas Brasil), do Ministério da Saúde.

Na sequência, o Projeto DNA do Brasil, foi apresentado por Lygia da Veiga Pereira (SP). A iniciativa visa sequenciar os genomas de milhares de brasileiros para sinalizar e identificar as características únicas presentes na população.