Genética Médica é destaque em Congresso que reuniu mais de mil profissionais na cidade de Curitiba


Evento contou com a participação de mais de cem palestrantes e vinte convidados internacionais

Ao longo de três dias profissionais renomados na área da genética médica avaliaram os avanços e o futuro da especialidade. O Congresso Brasileiro de Genética Médica contou com a presença de 1.200 pessoas, no Up Expo, em Curitiba (PR). O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM).

A programação científica trouxe ao todo 108 palestrantes e 20 convidados internacionais. Além das palestras, os participantes puderam conferir de perto as novidades que as empresas do segmento estão trazendo. O evento contou com 30 patrocinadores e teve 14 simpósios satélites, nos quais foram transmitidos conhecimentos em diversas áreas envolvendo a genética médica. O evento contou, ainda, com a inscrição de 364 trabalhos inscritos.

Na palestra de encerramento, a presidente da SBGM, Têmis Maria Félix (RS) coordenou um painel no qual foi feito um panorama dos médicos geneticistas na América Latina. Marcial Francis Galera (MT) trouxe uma reflexão da atuação dos profissionais da especialidade. Detalhou dados estatísticos sobre a profissão. Victor Evangelista de Faria Ferraz (SP) retratou o perfil dos médicos residentes ao longo dos anos. Atualmente são 11 programas de Residência Médica, em Genética Médica, distribuídos nas regiões Sudeste, Sul, Centro-oeste e Nordeste.

Após, Mariela Larrandaburu, do Uruguai, apresentou a visão da Rede Latino-Americana de Genética Humana-RELAGH. Criada em 2001 como uma Rede de Sociedades, Associações ou Seções Nacionais dedicadas à Genética Humana, Médica ou Clínica na América Latina. A partir de 2005 desenvolve a Escola Latino-Americana de Genética Humana e Médica (ELAG). Desde a sua fundação, a RELAGH foi admitida como membro pleno da Federação Internacional de Sociedades de Genética Humana (IFHGS).

O Congresso Brasileiro de Genética Médica já tem data e local confirmados para o ano que vem. Será no Centro de Convenções Shopping Frei Caneca, em São Paulo, de 16 a 19 de agosto de 2023.

Premiação

Ao final do encontro foi feita divulgação dos vencedores dos trabalhos. Confira os vencedores:

Confira os vencedores

Melhor Tema Livre Oral

1º Lugar

Investigação De Genes Envolvidos No Desenvolvimento Do Encéfalo Potencialmente Relacionados À Teratogênese Associada Ao Vírus Zika: Um Estudo In Silico E In Vivo

2º Lugar

Evaluation Of Mirnas Profile Derived From Circulating Microvesicles As A Prognostic Tool In Triple-Negative Breast Cancer

3º Lugar

Hiperplasia Adrenal Congênita No Sistema Único De Saúde Em Alagoas

Melhor Poster

1º Lugar

Next-Generation Sequencing Applied To Skeletal Disorders: A Ten-Year Experience In A Tertiary Center In Brazil

2º Lugar

Tempo De Diagnóstico De Doenças Raras: Dados De Um Serviço De Referência Em Doenças Raras

3º Lugar

Tackling The Limitations Of Silver-Russell Syndrome Molecular Diagnosis.

Prêmio IGPT

1° Lugar

Medicina De Precisão No Sus Através Do Sequenciamento Completo Do Exoma Em 111 Casos Avaliados Em Um Centro De Referência Para Doenças Raras Do Rio De Janeiro, Iff/Fiocruz - Rj

2° Lugar

Sequenciamento De Genoma Para O Diagnóstico De Erros Inatos Do Metabolismo: Experiência De Um Serviço De Referência Em Doenças Raras Do Sul Do Brasil.

3° Lugar

The Possible Effects On Medical Management In Acutely Ill Patients After Panel Sequencing Related To Acute/Subacute Disorders