Evento reúne autoridades nacionais e internacionais que debaterão ciência e prática clínica na área de Neurogenética


Evoluções na prática clínica trouxeram a estabilização e mesmo a melhora dos sintomas de pacientes com doenças neurogenéticas graves

Ao longo de três dias, as maiores autoridades nacionais e internacionais no assunto debaterão os avanços no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas à especialidade. O III Congresso Brasileiro de Neurogenética 2023 acontece nos dias 9, 10 e 11 de março, na cidade de São Paulo. A realização é da Academia Brasileira de Neurologia e do Departamento Científico de Neurogenética. O apoio é da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM).

A programação tem como principais temas: expansão de Fenótipos Clínicos; fenótipos radiológicos; exoma e Genoma na Prática Clínica; interpretação de testes genéticos; terapia Gênica e Outras Terapias Avançadas; autismo e neurodesenvolvimento; doenças Neuromusculares; transtornos do Movimento; demências hereditárias; ensaios Clínicos em Doenças Raras; erros Inatos do Metabolismo e epilepsia. Alguns dos convidados internacionais são Andrea Cortese, da Grã Bretanha; Rebecca Schule, da Alemanha; Carsten Bönnemann, dos Estados Unidos e Mario Cornejo Olivas, do Peru.

O presidente do III Congresso Brasileiro de Neurogenética 2023, médico Jonas Saute, destaca a grande evolução que a especialidade tem vivido.

“A genética invadiu os consultórios e as cátedras da neurologia de adultos e crianças e a neurologia nunca foi tão necessária para a prática de médicos e médicas geneticistas no Brasil”, destaca.

Em 2021, devido à pandemia da COVID-19, o congresso foi redesenhado para que pudesse ocorrer totalmente de forma virtual e assim como já tinha ocorrido em 2018, o evento foi um sucesso. Dessa vez com a participação de mais de 1000 congressistas. Entretanto, apesar da excelência do conteúdo abordado, dos palestrantes e discussões, algo ficou faltando: o encontro físico entre os participantes e as trocas decorrentes desses encontros. Por essa razão, a palavra-chave do 3º Congresso Brasileiro de Neurogenética será encontro.

“Iremos oportunizar o encontro dos congressistas com a fronteira do conhecimento em neurogenética e com informações essenciais para a prática clínica. Que desse encontro possamos nos entusiasmar com os avanços científicos e trocas de informações, nos tornar mais ternos ao compartilharmos casos clínicos e experiências no cuidado de pacientes, e que juntos possamos elevar ainda mais o patamar da Neurogenética clínica brasileira”, completa Jonas.

O evento acontecerá no Centro de Convenções Frei Caneca, no bairro Bela Vista, em São Paulo. Associados da SBGM podem fazer a inscrição no evento com desconto. Outras informações podem ser obtidas através do site.