3º Simpósio Internacional de Doenças Raras em Pediatria debate diagnóstico e tratamento de patologias consideradas raras na infância e na adolescência


Evento contará com a participação de especialistas renomados, de diferentes países, que compartilharão suas experiências e conhecimentos com os participantes.

O 3º Simpósio Internacional de Doenças Raras em Pediatria ocorrerá de 7 a 9 de abril de 2023, e será realizado de forma virtual, com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre as doenças raras em pediatria, promovendo debates entre especialistas da área e fomentando ações para melhorar a assistência a pacientes com essas condições. O evento conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) e ocorrerá em dois momentos de forma online: a primeira ação acontece no dia 28/03, com Live aberta ao público em geral e em 04/03, live aos pediatras, demais médicos e profissionais da saúde.

“Participar desse evento é uma oportunidade única para ampliar os horizontes, compartilhar experiências e contribuir para uma melhor assistência aos pacientes com essas patologias”, detalha o médico geneticista da SBGM e presidente do Simpósio, Salmo Raskin.

As doenças raras são patologias que afetam uma pequena porcentagem da população, em geral, menos de 1 em 2.000 pessoas. Devido à sua raridade, muitas vezes elas são desconhecidas pelos profissionais de saúde e apresentam dificuldades no diagnóstico e tratamento adequados, o que pode levar a agravos da saúde dos pacientes. Por isso, é fundamental que os profissionais da área de pediatria estejam atualizados sobre essas condições, para poderem identificá-las precocemente e proporcionar um tratamento adequado aos pacientes.

O Simpósio contará com palestras, mesas-redondas e apresentações de casos clínicos, abordando temas como diagnóstico precoce, terapias inovadoras, cuidados multidisciplinares, entre outros.

Os interessados em participar devem se inscrever por meio do site do evento sbp.com.br/simposiodoencasraras. No link é possível encontrar informações detalhadas sobre a programação, palestrantes e temas abordados. O simpósio é voltado para profissionais da área de saúde, estudantes e pesquisadores interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre doenças raras em pediatria.