Human Genome Meeting (HGM) debaterá avanços e benefícios da genômica para a humanidade.


Em 2023, o Brasil receberá o encontro que é considerado o maior evento mundial sobre genômica humana.

O Human Genome Meeting (HGM) é uma conferência científica anual que reúne pesquisadores, profissionais de saúde e especialistas em genética de todo o mundo para discutir avanços na especialidade. Este ano, o Brasil receberá de forma inédita as maiores autoridades mundiais no assunto. Estão confirmadas participações de convidados internacionais da Argentina, Estados Unidos, México, Alemanha, Chile, Holanda, Itália e Uruguai.

O HGM2023 vai destacar os progressos recentes em novas ciências e tecnologias. Além disso, trará workshops e sessões educacionais para estudantes e cientistas em início de carreira, combinados com oportunidades para apresentar seus trabalhos. A organização local do evento é da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM).

As palestras acontecem nos dias 4, 5 e 6 de maio no Centro de Convenções do Windsor Barra Hotel reunindo geneticistas, clínicos e médicos renomados em diversas especialidades.

A presidente da SBGM e presidente do comitê local de organização do HGM2023, Têmis Maria Félix, ressalta que alterações no Genoma Humano e suas implicações na saúde será uma das discussões centrais. O sequenciamento do Genoma Humano (conjunto completo de genes que um indivíduo carrega em seu DNA e é responsável por determinar suas características e predisposições a doenças) foi iniciado em 1990 e concluído recentemente, envolvendo a colaboração de cientistas de todo o mundo. A conclusão do Projeto Genoma Humano representou um marco importante na história da genética e da biologia molecular, e teve um impacto significativo em muitas áreas da ciência e da medicina.

A programação no primeiro dia reserva workshops com pautas de interpretação de variantes, análise de exoma, aconselhamento genético, debate sobre diferentes ferramentas disponíveis para análise, sequenciamento do RNA e banco de dados. Também estará em discussão o Aconselhamento Genético, ferramentas e tecnologias. Na sexta-feira, a discussão envolve novas metodologias e análises em genômica e aspectos éticos. Uma das apresentações destacará o trabalho do Projeto Pangenomes - Genoma de Referência Múltipla.

A inscrição pode ser feita através do site do evento: www.hugo-hgm2023.org.