Abertura do Human Genome Meeting (HGM) destaca importância da colaboração entre nações para o desenvolvimento da genética e genômica.


Evento que ocorre até sábado no Rio de Janeiro é considerado o maior do mundo sobre genômica humana.


O 26th Human Genome Meeting (HGM) reúne desde quinta-feira no Rio de Janeiro, renomados geneticistas, biólogos, médicos e pesquisadores de diversas partes do mundo. O objetivo é discutir as últimas descobertas e avanços na área da genética humana e promover o debate e a colaboração entre os participantes. A solenidade de abertura contou com a participação da presidente da SBGM e presidente do comitê local de organização do HGM2023, Têmis Maria Félix.

“Um dos destaques do dia foi o debate para implantação de genômica em países de baixa e média renda, como o Brasil. Os convidados reforçaram a necessidade de colaboração entre diferentes países, especialmente nas nações latinoamericanas não apenas em termos de financiamento, mas de conhecimento", disse.

A programação científica começou na quinta-feira (04/05) com uma série de workshops abordando diferentes subáreas como interpretação de variantes genéticas, análise do exoma, sequenciamento de RNA e análise e compartilhamentos de dados. Também foram abordados aconselhamento genético e diferentes ferramentas usadas em genômica.

A programação teve início com a abordagem dos distúrbios do neurodesenvolvimento com a participação de Simoni H Avansini do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Brasil. Seguiu com apresentação de novos Métodos e Análises Genômicas. Os presentes também acompanharam a mesa redonda sobre a implementação de Testes genômicos em países de média e baixa renda.

O Pangenoma, uma representação da união de coleções genômicas de uma espécie ou população, que inclui genes compartilhados, genes acessórios e genes únicos, foi também tema de uma das temáticas presentes nas atividades.

A programação continua no sábado à partir das 9h. Mais detalhes podem ser conferidos no link https://www.hugo-hgm2023.org/home.asp .