As regionais da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica têm o compromisso de descentralizar o conhecimento e as informações sobre a Genética Médica e a sociedade para os profissionais de saúde de diversas áreas de atuação e para as comunidades distribuídas por todo o território brasileiro.

Sua criação é uma estratégia que visa diminuir os obstáculos das grandes distâncias geográficas do Brasil, garantindo atuação mais forte em âmbito nacional.

Há a sugestão de distribuição em pelo menos quatro grupos regionais: Norte-Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. No entanto, atualmente, encontram-se atuantes de forma regular apenas as Regionais Norte-Nordeste e Sul, detalhadas a seguir.
 

 

A grande dimensão do Brasil sempre fez do Norte e Nordeste um cenário peculiar para o desenvolvimento da Genética Médica. Uniões consanguíneas, geneticistas voltando as suas terras natais depois de longos anos de formação, pacientes necessitando de atendimento genético, dentre outras razões nos levavam a compartilhar ideais e momentos.

Os encontros para compartilhar saberes são frequentes e antigos. Os eventos do Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino do Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo GEPE/LEIM – ICB, UFPA em Belém-PA, já ocorriam desde 2002 sob o comando do Prof. Dr. Luiz Carlos Santana da Silva e os encontros científicos da LIGEM (Liga de Genética Médica da Universidade Estadual  do Ceará), orientados pela Profa. Dra. Maria Denise Fernandes Carvalho de Andrade,  já acontecem desde 2011.

A I Jornada Norte-Nordeste de Genética Médica ocorrida em Belém no ano de 2008, organizada pela Profa. Glória Colonnelli, e os outros tantos eventos locais anteriores funcionaram como provocadores para a criação da regional N-NE no ano seguinte.  

Desde então, congressos regulares são realizados nas regiões Norte ou Nordeste, de forma alternada, naqueles anos em que nenhuma dessas regiões sedia o evento nacional, o Congresso Brasileiro de Genética Médica e Genômica. A seguir estão listados todas as sete edições do Congresso Norte Nordeste de Genética Médica (CONNEGEM), com seus respectivos presidentes.

2009 - São Luís-MA – Dra. Maria Juliana Rodovalho
2011 - Campina Grande-PB – Dra. Paula Frassinetti V. de Medeiros
2012 – Fortaleza-CE – Dra. Erlane Ribeiro 
2013 – Belém-PA – Dr. Luiz Carlos Santana 
2015 – Natal-RN – Dr. João Neri
2017 – Salvador-BA - Dra. Helena Pimentel
2018 – Manaus-AM – Dra. Vânia Gadelha 


Em 2020, a regional está sob a liderança da Dra. Denise Carvalho de Andrade (Fortaleza, Ceará) e Dr. Luiz Carlos Santana da Silva (Belém, Pará) com seus eventos temporariamente suspensos em virtude da COVID19, mas já com planos de retomada para setembro. Este ano também foi aprovado seu primeiro logotipo, criado pelas Dra. Larissa e Dra. Denise vinculadas respectivamente aos Complexos Hospitalares de Alagoas e Ceará e Universidades Estaduais e Unichristus, através de concurso aberto. 

Nossos objetivos são reunir profissionais da área de saúde em torno da Genética, possibilitando a realização de encontros regionais periódicos e a promoção, defesa e divulgação da genética como especialidade médica. A regional pretende, sempre de forma conjunta e sintonizada à SBGM, a colaborar com a organização e implementação local da Política Nacional de Atendimento Integral aos Portadores de Doenças Raras.  
 

Em reunião durante o XXXI Congresso Brasileiro de Genética Médica em Salvador – Bahia (2019), foi iniciada a formação da Regional Sul, incluindo os estados Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com objetivo de aproximar e apoiar os profissionais que atuam nesta região do país. O regimento das regionais encontra-se em elaboração e deve ser discutido em assembleia no próximo congresso brasileiro de genética médica, porém desde já estão sendo organizadas as suas ações iniciais.

A SBGM Sul nasce para unir os profissionais de genética clínica do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, em uma rede semelhante à que já existe no Norte e Nordeste, e que possibilita, entre outros, a realização de encontros locais periódicos. Além de promover, defender e divulgar a atuação da genética clínica como especialidade médica, a regional pretende, sempre de forma conjunta e sintonizada à SBGM, colaborar com a organização e implementação local da Política Nacional de Atendimento Integral aos portadores de doenças raras.

Desde o início das atividades em 2019 até a realização das primeiras eleições oficiais a SBGMG Sul é coordenada pelas médicas geneticistas Ida Vanessa D. Schwartz (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) e Cláudia Lorea (Pelotas, Rio Grande do Sul).

Em setembro de 2019, foi aprovado o logotipo criado pelo Dr. Tony Silveira, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas da FURG, através de concurso aberto a alunos e profissionais. Este logotipo está sendo utilizado na criação de páginas informativas em redes sociais e na organização do primeiro evento local da regional Sul . O primeiro evento científico foi idealizado para abril de 2020, o 1º ConSulGen – a genética clínica na saúde pública e no ensino. O evento foi adiado para os dias 4 e 5 de dezembro de 2020 devido a pandemia do novo coronavírus. A programação está mantida até o momento, onde espera-se a participação e integração de profissionais de todos os estados da região. A programação inclui ainda a participação de gestores do SUS com a finalidade de discutir a interiorização dos atendimentos em genética médica. O próximo passo será a organização de reuniões virtuais mensais para discussão de casos clínicos, visando apoio ao diagnóstico quando disponível nos diferentes serviços e instituições.