Médica geneticista da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) recebe homenagem na Bahia


Prêmio Barra Mulher prestou homenagem a doze mulheres baianas de destaque.

 

A 13ª edição do Prêmio Barra Mulher é considerada uma das maiores premiações de reconhecimento ao papel feminino na sociedade baiana. A solenidade foi realizada na noite de quinta-feira (09/03), no Shopping Barra, em Salvador. O evento premiou as dez mulheres mais votadas pela Comissão Julgadora e pelo voto popular. A médica geneticista associada da SBGM, Helena Pimentel, foi destacada pela sua atuação profissional.

"Senti-me honrada com a homenagem. Trabalho com genética desde 1986, tendo iniciado ainda antes de minha especialização pelo gosto que sempre tive pela área. Acredito que a lembrança tem relação com o trabalho que desenvolvemos na APAE, na Triagem Neonatal, no Ministério da Saúde e na própria SBGM da qual eu faço parte. Fico agradecida aos pacientes e a todos os colegas que me ajudam muito”, disse.

Helena Pimentel é médica Geneticista formada pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Fez Especialização em Genética Clínica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, São Paulo. Com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Genética Médica – SBGM, atua na área de Triagem Neonatal, sendo consultora do Ministério da Saúde. Participa ainda como consultora do Ministério na área de Genética Médica e Doenças Falciformes. Atualmente, executa também a função de gerente do Serviço de Referência de Triagem Neonatal e diretora médica da APAE Salvador e de médica geneticista no Estado da Bahia. No Ministério da Saúde, também trabalhou para colocar a genética no SUS, como uma especialidade como outra qualquer, já que é o médico geneticista é o especialista que faz o diagnóstico e a orientação de tratamento dos pacientes com doenças raras.

As outras mulheres selecionadas foram: a médica oncologista, Ana Amélia Viana; a primeira mulher a assumir o cargo de Procuradora Geral do Estado da Bahia, Bárbara Camardelli; a atriz Cyria Coentro; a jornalista Daniela Falcão; a presidente do Instituto de Olhos da Bahia, Heliana Diniz; a Diretora adjunta de Assuntos Institucionais da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais, Ivana Roberta Couto; a atleta de natação Marília Barreiros; a trancista e turbancista Negra Jhô e a Chef, Suzana Dias Sapucaia.

Ainda, receberam o troféu de honra ao mérito as irmãs Fátima e Ana Lúcia Berenguer, que há 28 anos iniciaram um pequeno ateliê para confecção de camisetas e shorts para blocos de carnaval, que cresceu e se transformou na conceituada grife baiana de roupas femininas Cambodja. Elas foram eleitas na categoria "Mulheres Empreendedoras Shopping Barra", indicadas pela Associação de Lojistas do Barra.