SBTEIM participa da II Jornada de Triagem Neonatal do Distrito Federal


Entre os dias 3, 4 e 5 de junho, no Hospital de Apoio de Brasília (HAB), foi realizada a II Jornada de Triagem Neonatal do Distrito Federal 27+ (DF), que contou com a participação de diversos especialistas da área, entre eles, a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM), a médica geneticista Dra. Carolina Fischinger; e a diretora da entidade, a biomédica Dra. Eliane Santos. 

O encontro híbrido (online e presencial) também promove uma visitação ao Serviço de Referência em Triagem Neonatal e Doenças Raras do DF, localizado no HAB.  

A vice-presidente da SBTEIM participou da abertura do evento de forma online e discorreu sobre a missão da SBTEIM e da ampliação da triagem neonatal de equitativa. “A expansão da triagem neonatal não deve ser um programa de governo e sim, do estado. Isso explica a falta de equidade nos diferentes estados e escassez de um programa mais organizado e equitativo”, advertiu. A dirigente ainda citou desafios como a padronização dos testes, os testes confirmatórios e a criação de protocolos. “É preciso ter a segurança de que o paciente que será triado será triado em tempo de ser tratado com tratamento disponível ao paciente”, completou. 

Já a diretora da SBTEIM, a biomédica Dra Eliane Santos, apresentou uma aula sobre toxoplasmose congênita com tópicos como transmissão, inclusão do exame, diagnóstico precoce em tempo oportuno e complicações sistêmicas.