Entidades médicas oferecem capacitação sobre doenças genéticas

Formação iniciou no dia 6 de novembro e vai até o final do mês


Formação iniciou no dia 6 de novembro e vai até o final do mês

Com o objetivo de capacitar médicos para reconhecer fatores de risco e sintomas que possam indicar doença genética e saber encaminhar os casos de forma adequada, a Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) oferecem, durante o mês de novembro, videoaulas para capacitação de profissionais.
 
Todas as segundas-feiras, desde o dia 6, são transmitidas ao vivo, a partir das 20h, lições com aproximadamente uma hora, divididas em período de exposição e discussão com o público. Serão abordados quatro grandes temas: anomalias congênitas, deficiência intelectual, erros inatos do metabolismo e doenças de início tardio.
 
- Atualmente, há mais de cinco mil doenças genéticas catalogadas e, na maioria dos casos, os pacientes passam por diversas consultas até chegar ao geneticista que poderá diagnosticar com maior precisão. Quando isto ocorre o mais cedo possível, têm-se a oportunidade de controlar a evolução da doença e dar uma condição melhor ao paciente, por isso a atualização médica em genética para outros profissionais pode reduzir o investimento e a trajetória do paciente – afirma a presidente da SBGM, Carolina Fischinger Moura de Souza.
 
O tema da primeira aula foi deficiência intelectual, ministrada pela médica Antonia Paula Marques de Faria.
 
No dia 13 de novembro, a presidente da SBGM apresentará os erros inatos do metabolismo. As anomalias congênitas serão divididas em duas aulas, nos dias 20 e 27 de novembro, apresentadas pela médica Joanna Goes Castro Meira e pelo médico Jonas Alex Morales Saute, respectivamente. Informações e inscrições podem ser obtidas pelo site sistemas.cfm.org.br/geneticamedica/.