Perspectivas imediatas no diagnóstico e tratamento de doenças neurogenéticas

Evento reuniu estudantes, residentes, profissionais e pesquisadores da área genética e neurológica


Evento reuniu estudantes, residentes, profissionais e pesquisadores da área genética e neurológica
 
Médicos geneticistas e neurologistas se reuniram, pela primeira vez, para debater questões inerentes às duas áreas como aspectos clínicos, diagnóstico e tratamento. Entre os 700 participantes do I Congresso Brasileiro de Neurogenética, estavam os associados da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), Maria Teresa Vieira Sanseverino e Jonas Alex Morales Saute. O evento foi promovido pelo Departamento Científico de Neurogenética da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), em São Paulo, entre os dias 23 e 24 de Março.
 
- Observamos um grande avanço no diagnóstico de doenças genéticas, principalmente as que apresentam manifestações neurológicas, cerca de 80% delas. As discussões propostas pelo congresso abrem perspectivas imediatas para o diagnóstico no pré natal através da prevenção e, também, na busca pelo tratamento mais recomendado – destaca Maria Teresa.
 
Saute destacou a qualidade da programação científica, cujas explanações abordaram doenças neuromusculares de causa genética, deficiência intelectual, erros inatos do metabolismo. Além disso, foram realizadas três conferências internacionais, sessões de pôster, trabalhos orais e, uma banca final com apresentação de casos clínicos.
 
O congresso, de acordo com os associados da SBGM, é fruto de um encontro realizado ano passado. Ambos acreditam que pela repercussão desta primeira edição, o evento deve se repetir.