Entidade que representa os médicos geneticistas apresenta demandas para AMB

Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) esteve presente em reunião da Diretoria Plena da Associação Médica Brasileira (AMB), em Porto Alegre (RS)


 
Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) esteve presente em reunião da Diretoria Plena da Associação Médica Brasileira (AMB), em Porto Alegre (RS)
 
As estatísticas mostram que 6% da população brasileira sofre de algum tipo de Doença Rara, porém mesmo assim, há falta de investimentos e de informação na área da genética médica e genômica. O relato da presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), Têmis Maria Félix, durante a reunião da AMB, mostrou um pouco desta realidade e os desafios a serem enfrentados ao longo do ano. O encontro foi realizado ao longo da sexta-feira (15/03), no Auditório da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).
 
- Obtivemos uma vitória importante que foi a Política para Atenção às Pessoas com Doenças Raras no Âmbito do SUS, porém na prática houve pouca evolução. Infelizmente, nesses últimos três anos apenas oito serviços de referência em Doenças Raras foram abertos , sendo um deles no RS que é o Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Precisamos de uma ação mais energética junto ao Ministério da Saúde para credenciamento de novos serviços de atendimento. Existem mais de 10 centros programados, mas que dependem da liberação por parte do Governo Federal – afirmou.
 
A médica também reforçou a necessidade de fortalecimento das ações que promovam um conhecimento maior na área de genética que é pouco conhecida, até mesmo entre os médicos de outras especialidades.
 
- Sabemos que muitas faculdades de medicina não têm ensino de genética e as aulas são dadas por profissionais sem formação em genética medica. O que acontece é que médicos são formados sem nenhum conhecimento de genética, o que impacta no atendimento dos pacientes – completou.
 
O presidente da AMB, Lincoln Lopes Ferreira, assegurou que a entidade permanecerá à disposição para interceder no suporte à entidade nos temas apresentados, especialmente no diálogo com o Ministério da Saúde.