SBGM reforça convite para inscrição de artigos científicos sobre doenças raras em evento do Conselho Federal de Medicina


A próxima edição do Fórum de Doenças Raras do Conselho Federal de Medicina (CFM), está confirmada para 14 abril e terá um concurso de artigos científicos.

A Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) convida os associados a participarem da ação promovida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Serão aceitos trabalhos inéditos com temas que abordem os aspectos diagnósticos, linhas de cuidados, normativas e aspectos éticos em doenças raras.

"A ideia do concurso, cuja premiação acontecerá durante o Fórum, é fomentar a pesquisa e discussão sobre o cuidado e atenção de pessoas com doenças raras entre estudantes e profissionais da saúde. Serão escolhidos os dez melhores artigos, que serão publicados em livro digital institucional", afirma a primeira secretária e coordenadora do Departamento de Educação da SBGM, Débora Gusmão Melo.

Esse é o V Fórum de Doenças Raras organizado pela Câmara Técnica de Doenças Raras do CFM, que tem representação ativa da SBGM. Dessa vez o eixo temático do evento será "Cuidados: Da concepção ao final da vida", que dialoga com assuntos como cuidados paliativos e comunicação de más notícias.

“Além disso, discutiremos a jornada de cuidados em doenças raras do ponto de vista do profissional médico e considerando também a visão das famílias. Enfim, é um Fórum cujas discussões são extremamente pertinentes para o médico geneticista clínico”, acrescenta.

As inscrições de trabalhos científicos poderão ser realizadas até 24 de março por meio do e-mail rarosequeridos@portalmedico.org.br. O concurso conta com duas categorias: estudante e profissional. O artigo deverá ser enviado nos formatos PDF e Word e poderá ter até três autores.

Durante o V Fórum de Doenças Raras, os resumos dos artigos e os nomes dos autores serão mencionados e serão encaminhados, por correio eletrônico, certificados de Honra ao Mérito.

A seleção dos melhores textos será feita por Comissão Avaliadora, composta por três membros da Câmara Técnica de Doenças Raras do CFM, que levará em conta critérios como a existência de plágio, os aspectos metodológicos, a delimitação do objeto e objetivos dos artigos, a linguagem adotada, entre outros.

O resultado do concurso será divulgado no site do CFM no dia 4 de abril, às 18 horas.

O regulamento completo do concurso pode ser conferido no link https://bit.ly/3mrFzji.

Concurso de Trabalhos Raros e Queridos

Data de inscrição: de 28 de fevereiro a 24 de março de 2023

E-mail para inscrição: rarosequeridos@portalmedico.org.br

Resultado: 4 de abril às 18 horas

V Fórum de Doenças Raras do Conselho Federal de Medicina

Data: 14 de abril

Horário: 9h às 16h30

Local: On-line (YouTube, canal do CFM).