Fendas Orais: a cada 2,5 minutos nasce um bebê com fenda oral no mundo.


Dia Nacional de Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina, é celebrado anualmente no dia 24 de junho.

A fenda de lábio, ou “lábio leporino”, é um defeito de fechamento do lábio superior, que pode acontecer em um dos lados (unilateral), ou nos dois lados (bilateral). Essa situação no fechamento das estruturas pode se limitar ao lábio ou estender-se até o nariz, alcançar a gengiva e o maxilar superior. Na fenda de palato, o defeito de fechamento pode atingir todo o céu da boca e a base do nariz, comunicando diretamente um e outro.

“Ao nascer, a criança vai ter uma qualidade de vida dependente dos cuidados que vai receber. A Organização Mundial da Saúde (OMS) coloca como sendo um defeito congênito curável desde que seja abordado corretamente e no período certo. Atrasos de tratamento implicam em consequências fisiológicas e anatômicas que comprometem a qualidade da fala, alimentação, dentição, entre outros aspectos de desenvolvimento neuropsicomotor”, explica a médica geneticista da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), Vera Lúcia Gil da Silva Lopes.

Tanto na Europa como nos Estados Unidos, o médico geneticista faz parte da equipe que trabalha na atenção ao paciente. No Brasil, muitos centros habilitados pelo Ministério da Saúde, não possuem médico geneticista na equipe.

“Isso já é uma dificuldade porque o geneticista depara com casos e fica mais evidente a dificuldade que existe para as famílias”, acrescenta a médica que é professora Titular do Departamento de Genética Médica da UNICAMP, coordenadora do Projeto Crânio-Face Brasil.

A situação pode ser causada por fatores genéticos (genes ou cromossomos), teratógenos (consumo de álcool, uso de anticonvulsivantes, alguns antibióticos e antifúngicos durante a gestação) ou pela interação de fatores genéticos (hereditariedade) e não genéticos (deficiências nutricionais, tabagismo, alterações metabólicas durante a gestação).

A pessoa com essa alteração não tem apenas uma alteração estética. Ocorrem problemas alimentares que prejudicam a nutrição, o crescimento e o desenvolvimento. Além disso, podem ocorrer distúrbios respiratórios, da fala e da audição, infecções repetidas, alterações nos dentes, problemas emocionais, sociais e com a autoestima. Por este contexto é indicado sempre que seja feito um acompanhamento com o médico geneticista e uma equipe multidisciplinar para suporte ao paciente e familiares.