Curso de Triagem Neonatal.


No "Curso de Triagem Neonatal", os profissionais debateram sobre o diagnóstico precoce de doenças em recém-nascidos. Os especialistas Cristiane Kochi (SP), Neiva Damaceno (SP), Luiz Vicente Ribeiro Ferreira da Silva Filho (SP) e Fernanda M. Rabelo (SP) abordaram tópicos como o hipotireoidismo congênito, fibrose cística, alterações no perfil de acilcarnitinas e a triagem neonatal para toxoplasmose.

A palestrante, Cristiane Kochi (SP), falou sobre os impactos da redução do ponto de corte.

“Essa redução do ponto de corte, em muitos serviços, também acontecem por conta do prematuro. Se você baixar o ponto de corte na primeira coleta, aumentam as chances de você encontrar casos hipocongênitos em prematuros e bebês de baixo peso. Então, o que se discute é isso Tanto a idade gestacional quanto o peso de nascimento interferem na triagem neonatal. O que ocorre é que a gente vai ter uma elevação tardia do TSH e uma estabilização tardia do T4 nesses bebês prematuros e baixo peso. E quanto mais prematuro for a criança, mais alterada você tem essa secreção de TSH e T4”, explicou. 

Cobertura Especial - Pré Congresso - 13/08/2023

Destaque: 

Cursos Pré-Congresso reúnem especialistas em Genética Médica e Genômica
bit.ly/3qmGVyp

Notícias:

Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica promove encontro dos Serviços de Referência em Doenças Raras durante Pré-Congresso
bit.ly/47v21ew

Enfermagem em Genética e Genômica
bit.ly/44dTmKt

Genética Reprodutiva/Reprodução Humana
bit.ly/4472Wiq

bit.ly/45vLkOt

Análise de Exames de Sequenciamento Massivo Paralelo
bit.ly/448fC8D

Curso de neurogenética abordou diagnóstico e aconselhamento genético
bit.ly/3DUlMi3

Oncogenética Prático/Hands-on
bit.ly/45nOl3a