Nova diretoria da SBGM assume com o desafio de continuar o fortalecimento da classe médica e expandir a atuação no país


Solenidade foi realizada de forma online na noite desta quinta-feira (16/11)

 

A Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) empossou os novos membros de sua diretoria e conselho fiscal para o biênio 2023-2025. A Dra. Ida Vanessa Doederlein Schwartz assume a presidência com a Dra. Angelina Xavier Acosta como vice-presidente. 

A gestão reforçou seu compromisso com o avanço da genética médica e genômica no Brasil, com foco na atualização e qualificação dessas áreas essenciais.


O vice-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Jurandir Marcondes Ribas Filho, destacou a importância da certificação do título de especialista em genética médica. A AMB é a legítima representante da classe médica brasileira, congregando 27 federadas e 54 sociedades de especialidades, com cerca de 40 mil associados em todo o país. Na sua apresentação, o representante da AMB ressaltou iniciativas cruciais.


“O Núcleo De Proteção Ao Ato Médico foi criado visando contribuir para que os serviços e ações de saúde no Brasil sejam prestados de forma responsável, segura e eficiente, tendo o paciente como o centro da atenção. Além disso, destacamos a atuação do NAP - Núcleo de Atuação Parlamentar criado em outubro de 2021 com a missão institucional de acompanhar junto ao Congresso projetos de interesse da medicina e da saúde de cada Especialidade e Federada”, acrescentou.

A presidente eleita, Ida Vanessa Doederlein Schwartz, reconheceu o papel fundamental da gestão que está encerrando o trabalho na SBGM, especialmente durante a pandemia, defendendo a ciência e garantindo a continuidade do atendimento e vacinação para indivíduos com doenças genéticas. Após, falou dos desafios a serem enfrentados.

“Convidamos toda comunidade envolvida no cuidado a indivíduos e famílias afetadas por doenças genéticas e raras a participarem ativamente da nossa gestão por meio de fóruns que serão dedicados a esse propósito. Nosso compromisso inclui a defesa da profissão e da formação do médico geneticista, bem como a promoção da educação em genética médica”, descreveu.

No seu discurso, a presidente eleita também falou da importância da preservação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde, assim como o apoio aos serviços de referência em doenças raras, devidamente reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

Reconhecimento
A presidente que deixa o cargo, Têmis Maria Félix, expressou sua gratidão aos diretores dedicados que trabalharam incansavelmente pela genética médica brasileira ao longo dos anos.

"A renovação da diretoria é fundamental para o sucesso de uma sociedade. Durante anos, um grupo de diretores dedicados trabalhou incansavelmente em prol da genética médica brasileira e da SBGM e por isso agradeço a cada um pelo trabalho de excelência prestado ao longo desse período”, afirmou.

Dra Têmis, manifestou a preocupação com a falta de médicos geneticistas em determinadas regiões do país, como o Norte. “É essencial ter médicos geneticistas em todas as partes do Brasil, que atuam tanto no apoio às equipes de referência em triagem neonatal, que enfrentam desafios significativos, quanto na redução do tempo de diagnóstico e na promoção de linhas de cuidado para doenças genéticas e raras”, disse.

Para obter mais informações sobre a SBGM e suas iniciativas, visite www.sbgm.org.br.

Nominata
Presidente: Ida Vanessa Doederlein Schwartz
Vice-Presidente: Angelina Xavier Acosta
1° Secretário: Debora Gusmão Melo
2° Secretário: Carolina Araujo Moreno
1º Tesoureiro: Simone de Menezes Karam
2° Tesoureiro: Paulo Ricardo Gazzola Zen
Diretor Título de Especialista - Exercício Profissional: Maria Angélica de Faria
Domingues de Lima
Diretor Científico: Salmo Raskin
Diretor de Atividades Regionais: Carlos Henrique Paiva Grangeiro
Diretor de Relacionamento: Rayana Elias Maia
Diretor de Ética Médica: Beatriz Ribeiro Versiani
Diretor de Defesa Profissional: Rodrigo Ambrosio Fock
Conselho Fiscal
1° Conselheiro: Gerson da Silva Carvalho
2° Conselheiro: Maria Denise Fernandes Carvalho de Andrade
3° Conselheiro: Emerson Santana Santos
1° Suplente: Bibiana Mello de Oliveira
2° Suplente: Osvaldo Alfonso Pinto Artigalás
3° Suplente: Vânia Mesquita Gadelha Prazeres

Redação e Coordenação: Marcelo Matusiak