VIII Congresso Norte-Nordeste de Genética Médica reúne especialistas para debater avanços na pesquisa e no atendimento a pacientes
Especialistas discutiram temas relevantes na área, avanços tecnológicos e desafios na genética médica ao longo de três dias
O VIII Congresso Norte-Nordeste de Genética Médica, realizado nos dias 30 de novembro a 2 de dezembro, proporcionou um encontro marcante para profissionais e estudiosos da genética médica. Com uma programação abrangente, o evento abordou temas importantes oferecendo uma rica troca de conhecimentos.
A presidente da Regional Norte-Nordeste da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica, Dra. Maria Denise Fernandes Carvalho de Andrade, salientou a importante trocas de saberes envolvendo especialistas em todas as áreas.
“O evento teve como propósito reunir geneticistas e diversos profissionais especializados em genética da região norte-nordeste. Sabemos que enfrentam desafios específicos, e essa iniciativa proporcionou uma valiosa troca de experiências e a promoção de uma atualização científica essencial. A organização impecável ficou a cargo do dedicado Luiz, o que contribuiu para tornar o evento extraordinário. Estamos entusiasmados com os resultados e ansiosos para receber todos novamente no próximo congresso em 2024, que será realizado em Fortaleza", afirmou.
Como foi o evento
No primeiro dia, uma das atrações foi a apresentação da convidada Dra. Thayne Woycinck Kowalski, que destacou a Bioinformática aplicada à Genética Médica. Em seguida, uma mesa tratou sobre a investigação de erros inatos do metabolismo, com contribuições de profissionais como Dra. Carolina Fischinger Moura de Souza, Dra. Ida Vanessa Doederlein Schwartz e Dr. François Maillot.
O segundo dia apresentou diversas palestras, desde Displasias Esqueléticas, conduzidas pela Dra. Isabel Cristina Neves de Souza, até Seminologia em Genética Médica, com mediação da Dra. Vania Prazeres e participação do Dr. Caio Graco Bruzaca e Dra. Erlane Marques Ribeiro. Destaque também para a cerimônia de abertura, onde a Dra. Têmis Maria Felix apresentou a Conferência Magna sobre a Epidemiologia das Doenças Raras no Brasil.
No terceiro dia, o evento trouxe tópicos como nutrição em erros inatos do metabolismo, triagem neonatal ampliada, e síndromes teratogênicas. O encerramento contou com conferências importantes sobre genética reprodutiva, cardio-genética, e terapia gênica, destacando a participação do Dr. André Luiz Santos Pessoa e Dra. Ida Vanessa Doederlein Schwartz.
O presidente do VIII CONNEGEM, Dr. Luiz Carlos Santana da Silva, ressaltou que a programação foi voltada ao atendimento especializado multidisciplinar para o contexto das doenças raras nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Redação e Coordenação: Marcelo Matusiak